Vimos a notícia não como produto, mas como meio de transformação social. Nossas reportagens e análises buscam fornecer notícias e informações fora dos grandes conglomerados de mídia e das influências comerciais.
Dentre nossos tantos diferenciais em relação à mídia tradicional, estão:
– Autonomia editorial: as escolhas de nossas pautas e formas de abordar os temas apresentados são baseadas em princípios próprios, humanitários e inclusivos, com liberdade e transparência.
– Diversidade de perspectivas: damos voz a questões e perspectivas que não são amplamente cobertas pelos meios de comunicação tradicionais.
– Transparência e credibilidade: valorizamos a transparência em nossos métodos e fontes, buscando construir credibilidade por meio da honestidade e da precisão.
– Modelos de financiamento: nosso financiamento pode vir de várias fontes, incluindo doações, assinaturas, crowdfunding, ou modelos de assinatura direta dos leitores. Isso nos possibilita manter a independência editorial.
– Impacto comunitário: nossa essência está em noticiar questões locais e regionais comunitárias, oferecendo uma cobertura mais detalhada e engajada com a realidade das pessoas afetadas.
O Verbo adota uma abordagem independente e muitas vezes mais crítica em relação aos temas abordados, tendo como cerne questões sociais, culturais, políticas ou ambientais que são importantes para comunidades específicas ou para uma visão crítica do status quo.
Buscamos oferecer uma voz para grupos marginalizados ou minoritários e podemos promover um jornalismo mais investigativo e profundo, explorando tópicos que são negligenciados ou simplificados pela mídia mainstream.
Priorizamos a autonomia na escolha dos temas e na forma como as histórias são apresentadas, abrindo espaço para a diversidade de vozes, incluindo perspectivas de grupos marginalizados ou sub-representados, oferecendo espaço para opiniões e histórias que tendem a não ser cobertas pelos veículos de comunicação tradicionais da cidade e região.
Temos como interesse o ser humano e a evolução social; e nossa forma de atuação nos possibilita a produção de reportagens aprofundadas e investigações que exponham corrupção, injustiças e outras questões críticas, trazendo aos leitores o que não veriam em mídias comerciais.
Em nosso viés crítico demonstramos o compromisso com a precisão e a honestidade na reportagem, apresentando informações de maneira justa e fundamentada.
ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO:
O Verbo busca estar fortemente enraizado em nossa comunidade e refletir – e responder – às preocupações locais, assim como promover um maior envolvimento e participação desta na elaboração e disseminação de notícias.
A maneira como vimos o mundo – e a sociedade, em si – nos permite explorar novas formas de contar histórias, através da aplicação de diferentes experimentos, formatos e formas de abordagem.
Esses princípios ajudam a moldar a missão e a abordagem do jornal O Verbo, oferecendo uma alternativa às narrativas predominantes, desgastadas e ultrapassadas e contribuindo para um debate mais amplo e inclusivo sobre questões fundamentais da sociedade.